A Maserati não é o primeiro fabricante de automóveis a se aventurar no mundo náutico. Antes, Lamborghini, Bugatti, Lexus e Cupra já haviam feito o mesmo. Mas apenas a Porsche, com o apoio da alemã Frauscher, e agora a Maserati com a Vita Power, fabricaram um barco 100% elétrico. Trata-se de uma espécie de versão marítima de seu último modelo, o primeiro conversível totalmente eletrificado da marca, o GranCabrio Folgore. De fato, sua apresentação ao público aconteceu durante uma press trip do novo cabrio no italiano Lago Maggiore, no Piemonte.
A embarcação tem 34,5 pés, com capacidade para dez passageiros no convés e, sob a popa, um camarote com cama de casal e um banheiro. A Tridente é movida por dois motores elétricos com uma potência de até 600 cv e um conjunto de baterias de lítio de 252 kWh, localizadas sob o casco, que permitem percorrer até 52 milhas (84 quilômetros) sem recarregar.
Assim como em seus carros, a Maserati aposta na Tridente com os melhores materiais, como fibra de carbono, e acabamentos artesanais, que neste caso ficaram a cargo do construtor de barcos americano Hodgdon Yachts. Enquanto isso, o design exterior esteve sob a supervisão do diretor de design da marca, Klaus Busse.
O que mais impressiona a bordo de um barco elétrico é, precisamente, a ausência do som do motor e do cheiro de diesel dos térmicos. Além disso, assim como nos superesportivos elétricos, a aceleração do motor da Tridente é instantânea, menos progressiva do que a de um motor térmico. Assim, acelerar, você sentirá no estômago algo semelhante ao que se sente em uma montanha-russa, mas o único som que ouvirá a bordo será o do mar batendo contra o casco e o da natureza ao seu redor. Por enquanto, apenas uma unidade foi fabricada, e seu preço é de 2,5 milhões de euros.